quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A ESPOSA INFIEL


A ESPOSA INFIEL

Na pacata cidade de São Lorenço, viviam Eurico ,  um homen que além de ou porque era sovina era também corno.   Dona Dora, sua mulher que além de gostar muito de gastar, colocava chifre no marido . Havia também Dona Rosinha, uma fofoqueira nata, o Tião (amante de Dora) e seu melhor amigo , João Liro .
Numa certa noite, Dora saiu sem que Eurico percebesse, e lá se foi pra gandaia. Mais tarde, voltando , Dora nem desconfiava  de que seu marido estava  esperando acordado ...
Dora bate na porta.

Dora: Abre essa porta, Eurico!
Eurico: Isso é hora de chegar em uma casa de respeito , aqui você não entra nem com a mulestia de cachorro-doido,  vai dormir é na rua , que é pra todo mundo conhecer a qualidade de mulher traidora que você é.
Dora: Oxii, eu só fui dar uma voltinha pra me refrescar.
Eurico: Refrescar só se for esse fogo que você tem!
Dora: Kikinho,  vamo resolver esse assunto entre nós.
Dora arranha a porta como um gato.
Dora: Abra,  por favor ! Por favor...
Eurico: Abrir? Só se for sua cabeça infeliz! Eu fui muito besta em me casar com você. Mulher bonita só serve pra por chifre na gente!
Dora: Se você não abrir, eu me atiro na cacimba.
Eurico: E eu tenho lá essa sorte?
Dora: Você vai se arrepender de suas acusações falsas , e vai todo mundo pensar que você que me matou por ciúmes , você vai morrer de remorsos . Adeus, Eurico, meu único amor. Aaaaah !
Dorinha simulou que tinha pulado na cacimba e se escondeu atras da porta dos fundos perto da cacimba.
Eurico: Dorinha, minha filha, não faça isso , não faça uma coisa dessas que eu sou doido por ti !

E Dorinha muito sabida entrou e trancou a porta. Agora é a vez de dela se vingar. Eurico muito bravo, vai para a porta da frente , e bate para Dorinha abrir.

Eurico: Abre essa porta, Dora !
Dora : Isso é hora de chegar em uma casa de respeito? aqui você não entra nem com mulesta de cachorro-doido , vai dormir é na rua pra todo mundo conhecer a qualidade de homem cachorro que tu é !

No mesmo instante, vem Rosinha às pressas, perguntando o que estava acontecendo !

Rosinha: Valha-me Deus ! O que está acontecendo aqui hein? Dá pra ouvir seus gritos de lá da esquina.
Dora: Tá bebinho, Rosinha, não fala coisa com coisa!
Rosinha: Vish!
Eurico: Dora, deixe eu entrar, deixe.
Rosinha: Dora, vá , vá,  resolva isso de uma vez lá dentro. Peça descupas a ela Eurico, vá homem,  deixe de seus orgulhos .
Dora: É,  né mesmo,  Rosinha ? Só deixo você entrar se me pedir desculpas,  e,  de joelhos!
Eurico: Desculpa.
Dora: Dorinha.
Eurico : Desculpa, Dorinha .

Eurico com muita raiva beija a mão dela, e Rosinha avexada pra saber de tudo foi logo querendo saber do acontecido.

Rosinha: Dora,  não quarde nada para si,  mulé,  conte tudo para mim!
Dora: Deixe de ser fofoqueira, Rosinha, e vai cuidar de sua vida!
Rosinha: Ô povo ignorante, a gente tenta ajudar e olha só  o que leva . Oxi,  eu vou é  embora.

Dora e Eurico se resolvem do jeito que todo casal  se resolve depois da briga, tudo volta ao normal...
No dia seguinte,  Tião e João Liro , seu melhor amigo , que além de estarem precisando de  arrego , estão criando coragem pra pedir emprego para Eurico, o homem mais sovina que a cidade conhecia .
Dora avistou Tião de longe e, quando ele entrou  no estabelecimento do marido,  foi logo dando uma cantada no amante.

Dora: O emprego é seu, Tião , mas deixa as entregas pra depois, tem pressa não .
Tião: Oushi é só chegar assim e ja tô empregado é ?E seu Eurico ? Ele sabe?
Dora: E você não sabe que eu mando nele?
Tião: Ah, isso todo mundo sabe.
Dora: E, se ele manda em você...  eu mando em você também...

Dora ja foi logo dando um cheiro no cangotede de Tião , que se arrepiou todinho.

Dora: Eu mando em você,  sabia?
Tião: Pode mandar que eu já tô acustumado.
Dora: Qualquer coisa
Tião: Não sendo para matar, nem pra roubar , nem pra ofender pai e nem mãe, e nem pra jurar o santo nome de Deus em vão!
Dora: E tu obedece todos os dez mandamentos  ?
Tião: E, se a senhora mandar,  obedeço até vinte !
Dora: E, se eu mandar desobedecer , você desobedece?
Tião: Os mandamentos?
Dora: Sim
Tião: Eita! E qual?
Dora: Não cobiças a mulé do próximo.
Tião: Depende da brabeza do próximo e da belezelura da mulé dele .
Dora: A mulê tá aqui na sua frente .
Dora se contorce toda e sopra um beijo na direçao de Tião  na tentativa de seduzir mais sua presa.
Tião: Então eu quero que o outro se dane!

Dora fecha a porta bem na cara de João Liro que fica doidinho ... E Dora mais Tião se apressaram logo pro quarto e vai saber o que aconteceu por lá. Mais tarde Tião relata pro seu melhor  amigo o que se procedeu com Dora.

Tião:  Huuum,  João, fui logo dizendo I LOVE YOU e ela se derreteu todinha .
João: I LOVE YOU?!
Tião: Que quer dizer morena em francês.
João: Rapaz, se o padeiro descobre você se lasca !
Tião: Descobre nada, homem, corno é o último a saber.
João: Depende da raça do corno. Esse que tu fala é corno distraido, mas existe também o corno telégrafo que é o primeiro que recebe a notícia...

E os dois caíram na gargalhada. Dora arruma-se para ir à igreja pra... Confessar seus pecados. De repente Eurico chega.

Eurico: pra onde você vai?
Dora: E você de onde vem? Com essas sandálias sujas de terra melando a casa toda?
Eurico : Eu perguntei pra onde você vai ?
Dora: Eu volto logo.
Eurico: Com raiva pegando em seu braço. Perguntei pra onde você vai  e não quando volta!
Dora: E o que se faz na igreja? Eita homem desconfiado!

Eurico tem a ideia de seguir Dorinha se escondendo atrás de algumas pilastras, enquanto desconfiada Dorinha olha pra trás e avista Eurico De repente Dorinha encontra com Tião que acena para ela mandando beijinhos. Dorinha, sabendo que Eurico estava atrás dela, começa a balançar o dedo falando que não . Quando vê Eurico, Tião começa a disfarçar e Dorinha sai avexada pra igreja e nem olha para trás. Chegando na Igreja, Dorinha pede a benção ao padre João que  a abençoa .

Dora:  Bênção,  Padre João.
P.João: Deus te abençoe, minha filha, a que devo a visita?

No mesmo instante Eurico chega de mansinho e se esconde para escutar a conversa.

Dora: Eu vim aqui para me confessar .
P. João: Ora, há quanto tempo, hein !
Dora: É que eu tava esperando acumular mais uns pecados que e pra dispejar tudo de uma só vez.
P. João : Ah, que ótimo! Espero que esteja realmente  arrependida dos crimes acumulados...

Dorinha fuzila o padre com os olhos que logo reverte a situação...

P.João : Do que você veio se arrepender ? Me espere aí na sacristia, é que o sacristão foi embora. E eu estou assim, como se diz , tendo que tocar o sino e rezar a missa ao mesmo tempo,  mas não me demoro . 

Dorinha então ficou à espera do padre no confessionário. O que ela não tinha percebido é que Eurico fosse se passar por P.João.

Eurico: Você pode se confessar me contando seus pecados,  minha filha .
Dora; Eu continuo traindo meu marido P. João.
Eurico: Um homem tão bom !
Dora: E é?! Bom pra levar chifre ! Aquillo épior que lenha verde, eu tento tacar fogo,  mas só sai fumaça .

Nesse instante Eurico pega sua arma e fica com ela prontinha , doidinho pra matar sua Dorinha que continua-se confessando .

Eurico: Mas adulterio é pecado , você deve se arrpender .
Dora; Eu me arrependo ( com um tom sarcástico). Tento parar, me arrependo mas ainda...

Eurico se preparando para botar as balas na arma foi logo perguntando pra Dora  que acreditando que estava se confessando com o P.João que na verdade é seu propio marido.

Eurico: E onde é que você vai se encontrar com seu amante?
Dora: Mas padre, eu tenho que confessar  o que eu ainda vou fazer?
Eurico: Você tem que contar tudo minha filha.
Dora; É que hoje eu tinha pensado em só acertar as contas pra trás.
Eurico : Você conta logo , e eu lhe perdou por antecipação.
Dora (dando de ombros): Tá.  Sendo assim, tá certo. Olhe,  hoje mesmo ...

E então o sino tocou e Dora, naquele instante,  lembrou que o padre havia ido tocar o sino. Foi então que olhou pro chão e logo percebeu que era o corno de seu marido Eurico. Com aquela sandália toda enlamada de barro. Dorinha então sendo mais esperta decidiu dar o troco.

                                                              O TROCO

Dora então enrolou Eurico que achou que estava sendo mais esperto e conseguiu deixar confessionário sem que a tragédia anunciada acontecesse. Dora, então,  foi se encontrar com Tião que fica nervoso por causa do  encontro .

Tião: A senhora tem certeza que é pra entrar ai?
Dora: Por que tá com medo, cabra?
Tião: Oxente,  tenho coragem de uma mãe-onça!
Dora: Pode entrar, tem perigo,  não !
Tião (se achando um valente): Mesmo que tivesse...

Tião se joga na cama de Dorinha e bagunça um pouco o lençol .

Dora : Eurico ja sabe que eu tô me encontrando com outro homem .
Tião: (saltando da cama por causa do  susto ): Valha-me -Deus ! Que homem é esse? (ajeitando o lençol ) .
Dora: Você meu bem.
Tião: VixeMaria , é mesmo ? Que susto perdi até a convicção !

Dora fechou a porta e desabotoou a blusa. Tião doido pra fugir com medo de Eurico chegar e pegar os dois no flagra.

Dora  (agarrando Tião): Chegue mais perto pra certeza voltar .
Tião: Certeza nada, tô na dúvida mesmo!
Dora: Não se preucupe com Eurico, não.
Tião: Por que já tá conformado?
Dora : Que nada, Eurico a estas horas  ja deve tá tentando lhe matar !

Tião então leva outro susto e quase derruba Dorinha.

Tião: Valha-me,  meu pai do ceú !
Dora: Ô, homem,  deixe de aperreio , Eurico não sabe que você é meu amante não. Na ultima hora eu descobri uma armadilha dele e dei o endereço do nosso encontro errado.
Dora cai na gargalhada.
Dora: Ele vai passar a noite todinha esperando a gente por lá.

Eurico passou a noite todinha esperando, mas nada de os dois aparecerem. Então ele muito bravo , pegou a arma e seguiu pra casa pra matar Dora.

Eurico: Ah,  disgramada , eu já me confessei, agora só falta dar a bença! Seguindo virado na gota serena com a arma na mão pra pegar Dorinha.

Tião fala com João Liro da esperteza de Dorinha .

Tião : Mulé sabida aquela  João , enganou o marido contando a verdade .
João: Enganou pela metade porque pelo jeito que vem seu Eurico ali ,quero ver que mentira ela vai inventar agora .

Eurico, já chegando em casa,  vai tirando satisfação com Dorinha .Ai Ai Ai !

                                                              O DESFECHO
Eurico chegou  bravo em casa  pegou um cinturão e foi logo gritando Dorinha que estava sentada na cadeira de balanço costurando algumas roupas , já que Eurico era muito pão-duro e não deixava levar roupas para costureira de  verdade .Ela mesma fazia esses  serviços .Acho que por isso aprendeu a costurar para fora...

Eurico: Pode logo me dizendo onde foi que a senhora passou a noite, Dona Dora!
Dora :Oxi , no nosso quarto , na nossa cama , e se você tivesse dormido em casa teria visto .
Eurico: Acontece que você pensa que me enrola? Mas eu sei de tudo.
Dora: Eu sei que você sabe. Não fui eu mesma que te contei?
Eurico: Não ! Quer dizer foi , foi você que me contou .Mas você não sabe que me contou.
Dora: Claro que sei, e eu vou lhe dizer outra coisa,  eu sabia que era você que estava no lugar Padre João .
Eurico: Quem foi que lhe contou?
Dora: Eu vi logo. Oh homem leso! Então você não vê que fui eu que inventei essa história toda de traição pra me vingar de você?
Eurico; De mim? De quê?
Dora: De sua falta de confiança, você acha pouco? Além de ser desconfiado, é sovina só pensa em dinheiro, se tu pudesse me vender, me venderia, Eurico. Você não me ama , só  seu dinheiro , você pensa que é a unica coisa nesse mundo que vale a pena,  a coisa mais importante de sua vida. E você acha pouco também! Disfarçar de padre pra escutar minha conversa !

Eurico fica arrependido,  mas Dora continua falando.

Dora: Isso é até sacrilégio, e se eu  contar pro bispo você pode até ser excomungado!
Eurico: Por Nossa Senhora  , não faça uma coisa dessas!  Conte não, Dorinha, minha linda, amor de minha vida, minha maior riqueza!

Dorinha aproveitando-se da situação,  joga Eurico na cadeira de balanço , toma o cinturão da mão dele e vai logo advertendo o coitado !

Dora: E pode logo me dizer onde é que o senhor passou a noite?

E assim termina a história  de um homem que,  cego pelo que parece ser o dinheiro acaba levando chifre , sendo traído até pelo funcionário.
Não sei de mais nada não, só sei que foi assim. Dona Rosinha já deve estar contando toda a história do seu jeito para todos em São Lourenço.
Tião e João rumaram pro sertão, que bobos eles não eram não. Quem acreditaria em Dora?Se engana marido bão, rs, imagina os outros dois bobão?
Fica a dica então: se tu tem mulher bonita, cuide , para que ninguém faça esse trabalho. Ah e afinal, dinheiro não é tudo nessa vida, mas se não se pode gastá-lo do outro lado, que se gaste do lado de cá. Coisas da Dona Dora que continua com passe livre.
Vai dizer que acreditou que ela passou a ser fiel? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário